A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune -- as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Ainda sem cura, pode se manifestar por sintomas como fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga. Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, cerca de 40 mil brasileiros vivem atualmente com a doença.

O dia 30 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, criado com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce para prevenir o agravamento da condição. Ressaltar a importância de estar atento aos sintomas e procurar orientação médica o quanto antes, se tornou uma das bandeiras da assistente de marketing Amanny Italiano, de 26 anos. Por dois anos, ela tentou ignorar os sinais que o corpo deu, até acordar um dia sem a visão de um olho e ser diagnosticada com esclerose múltipla.

A conscientização é fundamental para um diagnóstico precoce e uma vida plena", diz. Em depoimento em primeira pessoa em celebração à data, ela narra sua história. Veja a seguir: “Em 2021 comecei a sentir formigamento no rosto, nas mãos e nos pés.

Os sintomas eram esporádicos, então não dei muita importância. Foram os primeiros sinais de que algo estava acontece.