Um óleo pode ser o passo final ideal na sua rotina de cuidados com a pele após a limpeza, a aplicação do sérum e a camada de hidratante diário. Ele não só aumenta a hidratação, mas também sela todos os ingredientes nutritivos aplicados anteriormente. Óleos como o de marula e jojoba podem já estar no topo da sua lista de favoritos, mas o óleo de semente de uva é uma opção que deve entrar o seu radar.
Abaixo, os médicos Zunaid Alli e Maryam Zamani explicam todos os benefícios do produto. Ele é um subproduto derivado do processo de produção de vinho. “A forma mais pura do óleo de semente de uva é obtida através da prensagem a frio, para garantir que solventes e resíduos químicos sejam retirados do óleo,” explica o Alli.
“Sim. Trata-se de um ingrediente popular na rotina de skincare devido à sua textura leve e alto conteúdo de antioxidantes, vitamina E e ácidos graxos. Ele também é frequentemente usado em óleos de massagem, hidratantes e como óleo carreador para óleos essenciais,” afirma Maryam Zamani.
Seguro para cozinhar e consumir, o óleo de semente de uva tem um ponto de evaporação alto (cerca de 215°C), o que o torna adequado para frituras, refogados e assados. Por ser neutro em sabor, ele também é bastante versátil no uso culinário. Devido ao seu alto teor de ômega-6, porém, deve ser consumido com moderação para manter uma proporção equilibrada de ácidos graxos na di.