. As novelas de Manoel Carlos são um marco na dramaturgia brasileira. É quase impossível pensar no autor e não lembrar do Leblon, de suas Helenas, e, é claro, muita bossa nova nas trilhas.

Pensando na importância do legado do pai, a atriz e empreendedora Júlia Almeida , decidiu produzir uma série documental íntitulada O Leblon de Manoel Carlo s, de oito episódios -- e o primeiro acaba de ficar disponível no Youtube. Para ela, dirigir um projeto tão pessoal e significativo, especialmente quando se está lidando com o legado de um pai renomado , é uma tarefa que exige uma combinação de sensibilidade e profissionalismo. "Foi muito visceral.

Manoel Carlos é intenso como profissional, como pessoa e sua história também. É muito fácil pensar nele e pensar instantaneamente em 'novelas', mas para escrever as novelas que tiveram os maiores ibope da televisão brasileira ele caminhou muito, mas muito mesmo e neste primeiro documentário começo a mostrar as inspirações do dia a dia deste escritor", diz em entrevista exclusiva à Vogue Brasil. Sobre a influência de Manoel Carlos, Júlia, que convidou artistas ilustres para mergulhar mais a fundo nas obras do pai, reflete: "Meu pai sempre soube usar o poder que tinha em mãos para o bem.

E acredito que isso é um dos maiores diferenciais dele. A palavra que mais escutei dos entrevistados ao descrever Manoel Carlos foram: observador e generoso." Entre os convidados estão Vera Fischer .