Em São Paulo , cada vez mais restaurantes optam por cultivar suas próprias hortas, garantindo que ingredientes frescos estejam sempre à mão, uma prática que realça o sabor dos seus pratos. A iniciativa traz importantes benefícios além do sabor fresco: é também sustentável. Isso porque, ao reduzir a dependência de fornecedores externos, o transporte dos ingredientes também é menor, diminuindo a emissão de carbono e promovendo um ciclo mais ecológico .

A biodiversidade local também entra em cena e ainda mais respeitada – sem produtos químicos que prejudicam o solo e a água. “É uma forma a mais de trazermos isso para o público, além de haver muitos benefícios, como fazer a curadoria e até plantar itens mais difíceis, como capuchinha, por exemplo. Melhora até o sabor do prato final, ou drink, pela erva estar tão fresca ”, conta o chef Martin Casilli , do Sky Hall Terrace Bar, localizado na Vila Nova Conceição.

O chef Enrique Paredes já começou uma expansão no Ama.zo, inserido na Casa da Don’Anna, nos Campos Elísios. Conheça 5 restaurantes que já adotaram essa prática na capital e valem a visita para provar pratos coloridos, frescos e saudáveis: Com seis salas VIPs e reservadas, o Altruísta Osteria e Enoteca tem uma adega com mais de 850 rótulos de vinhos e menu degustação harmonizado, além de contar com uma horta orgânica.

Segundo o chef Sebastião Wilmar , a decisão de instalá-la v.