A serotonina é uma das moléculas sinalizadoras essenciais do corpo, ajudando a modular nossa sensação de felicidade e bem-estar . De acordo com um estudo recente da Universidade de Oxford, a serotonina também desempenha um papel central em “processos cognitivos esforçados”, como nossa capacidade de controlar padrões comportamentais indesejados. A vitamina B6 – também chamada de piridoxina – é fundamental para aumentar a produção desses neurotransmissores, então vale a pena ficar atento se estamos consumindo uma quantidade adequada.

A nutricionista e fundadora da marca Artah, Rhian Stephenson, destaca cinco pontos principais que você precisa saber sobre a vitamina B6, incluindo como identificar sinais de deficiência. Essencial para a saúde cognitiva, equilíbrio hormonal e humor, a vitamina B6 é “necessária para a produção de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e melatonina”, diz Stephenson. Além disso, é uma vitamina crítica para a “síntese e equilíbrio dos hormônios sexuais, incluindo estrogênio e progesterona”.

A B6 também é essencial para “a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina, além de ser necessária para absorver a vitamina B12”, continua Stephenson, o que ajuda o corpo na formação de glóbulos vermelhos e na função nervosa regular. Devido ao seu papel vital na produção de hormônios que controlam nosso humor, a vitamina B6 é “frequentemente usada pa.